Lisboa, nunca te quis


Lisboa, nunca te quis. Nunca foste ambição ou desejo.
Mas tantas vezes esta vida troca-nos as voltas. E foi essa vida desvairada que me trouxe até ti, envergonhada. E a princípio nada parecia estar no lugar certo.
Trazias-me a confusão, trazias-me a pressa de quem está sempre atrasado, trazias-me cheiros que não eram os meus, a calçada desnivelada que me tirava o equilíbrio, a fome e a sede de quem não tem nada, trazias-me a tristeza do Fado boémio e o fumo dos cigarros acendidos nas janelas.
Mas o tempo remedeia. Acalma e conforta. E por vezes, quando o destino assim o quer, faz-nos cair de amores por aquilo que nunca pensámos amar. Ironicamente, o destino decidiu que assim fosse.
Lisboa, hoje também és minha. E nenhuma outra cidade é como tu.
És minha porque me dou a ti todos os dias. E, aos poucos, desvendas todos os teus segredos.
Trazes-me as histórias dos amantes perdidos nas ruelas estreitas. Trazes-me as paixões fugazes e os corpos suados. Trazes-me as casas onde se canta a dor a troco de silêncio. Trazes-me o som das guitarras portuguesas que entoam hinos de uma nação. Trazes-me as gentes que enchem as ruas quando o António é Santo. Trazes-me as conversas cruzadas das velhotas que relembram o Mercado da Ribeira de antigamente. Trazes-me o Tejo sem fim à vista, com a indefinição de fronteiras e regras. Trazes-me a tua mensagem presa às gaivotas que voam sobre o Terreiro. Trazes-me essa mistura de cores, aquelas que marcam a pele de quem passa e que pintam as paredes caiadas. Trazes-me o Bairro mais alto do mundo, aquele que recebe os transientes vindos de lugares que desconheço. Trazes-me a palavra saudade chorada pelas mulheres perdidas na rua. Trazes-me o sol despido e a lua cheia junto a Belém. Trazes-me as gentes do vinho e da sardinha assada. Trazes-me o que tens e o que não tens. Porque te reinventas todos os dias. És antiga e tão contemporânea. És tão tua, tão senhora de si. Envaidecida pela saia rodada que trazes até aos pés.
Lisboa, hoje também és minha. E nenhuma outra cidade é como tu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caí no fundo

Tenho 25 motivos

Escolheste-me, mas eu tenho a melhor claque do mundo