Errar é Humano


Errar é humano, já o dizia a minha Avó. E eram sempre frases destas que ouvia cada vez que não fazia as coisas como era de esperar. Frases de auto-ajuda e sem reflexo de culpa para quem tinha metido o pé na argola. Frases curtas, com aquele toque emocional que me levavam a pensar que até tinha sido bom errar. Sim, porque tal como sempre me disseram, é com os erros que aprendo. E sendo assim tão linear esta teoria inventada nas ruas da amargura, então eu sou quase um génio. Provavelmente, perto de saber tudo sobre quase tudo.
Mas não é isso que sinto. Sinto que falhei. E essa falha levou-me por caminhos diferentes do percurso que estava delineado no início.
Mas antes disso houve dor. A dor que só se sente quando sabes que não conseguiste atingir aquilo a que os outros te propuseram. Ou pior, a dor que só se sente quando sabes que não conseguiste atingir aquilo a que tu próprio te propuseste. E não é fácil de lidar com ela. Aqueles instantes em que percebes que erraste são macabros. Sentes que o chão já não está debaixo dos teus pés e que todos os que te rodeiam não sabem o que vai aí dentro. Sentes que não prestas a ser tu e que mais valia seres outra pessoa qualquer. E depois lembras-te daquelas frases que passam de boca em boca e pensas que afinal és humano, por isso erraste. E com esse pensamento arranjas desculpas mesquinhas na tua cabeça para aceitar que é normal. Pensas que provavelmente, até foi melhor assim porque aprendeste umas coisas. Aprendeste o que antes não sabias.
A verdade é que o que planeaste no início deixa de ser a realidade. Chegas onde não esperavas. O caminho que delineaste não foi o que conseguiste seguir. E para mim, talvez seja mesmo essa a única coisa boa em errar. Viver o êxtase de não se reconhecer o lugar, de nem sequer o ter idealizado antes, mas mesmo assim sentir nele um conforto invulgar. Sentir que não sabes como será o teu amanhã, sonhares com o que ele te poderá trazer e deixares de seguir uma rota que não te dava mais do que aquilo que tinhas planeado no papel. Torna-se tudo mais intenso quando erras. Tornaste mais forte se tiveres força para carregar a culpa. Tornaste maior se a conseguires pôr de parte na tua vida. Tornaste mais humano se transformares toda a dor que sentiste em coragem para não parares. Deixa-te de frases feitas, de sabedorias que se tornaram populares para descansar almas em pânico. Deixa-te de teorias sem vertente prática. Não aceites que errar é positivo. Errar é falhar. Não há muito que possas fazer para mudar essa premissa. E acredita que vais chegar onde queres. Mesmo que não tenha sido aquilo que inicialmente desejaste. Mesmo que pelo o meio tenhas errado algumas vezes. Vais chegar onde queres, onde realmente tinhas de estar.
Eu cheguei.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caí no fundo

Tenho 25 motivos

Escolheste-me, mas eu tenho a melhor claque do mundo