Se me abandonares, esta é a minha carta de despedida

Desiludi-te? Coloquei-te em baixo demasiadas vezes? Devo sentir-me culpada? Devo sentir-me culpada por não ter sido suficiente? É que eu vi o nosso fim. Antes de tudo isto começar. Mas tu, com esse sorriso de quem sabia o que queria, fizeste-me crer que era possível. E eu acreditei em ti. Que mais podia ter feito que acreditar em ti? Eu via verdade nos teus olhos. E quanto mais me fazias acreditar, mais me envolvias naquela que é a história mais bonita do mundo. Quanto mais me fazias acreditar, mais me sentia no direito de te roubar tudo. Roubei-te o coração sem autorização. Roubei-te a alma em noites inesquecíveis. Quantas vezes pedimos que elas fossem infinitas? Quantas vezes sofremos por sabermos que não nos veríamos no dia seguinte? E agora, que me tens, queres fazer-nos sofrer a vida inteira? Porquê?

Partilhámos sonhos. As loucuras mais secretas. Partilhámos a cama. Partilhámos o corpo um do outro. Partilhámos os nossos medos e desconstruímos cada um deles para os tornar mais pequeninos. Fizeste-me conhecer cada pedaço de mim. E deixaste que eu te descobrisse. Hoje, não há nada que eu não saiba sobre ti. Conheço-te bem. Conheço o teu cheiro e as tuas curvas. Conheço as linhas dessas mãos que me acariciaram o rosto tantas vezes. Conheço os teus hábitos e o teu feitio. Sei o que te irrita e o que te comove. Consigo fazer-te chorar e rir quase ao mesmo tempo. E mesmo agora, que percorro a estrada sozinha, sei que podia ter sido a tua companheira de vida. Podia ter sido a mãe dos teus filhos. Podia ter assistido às tuas vitórias. Podias ter assistido às minhas. Podia ter sido o teu prazer de todas as noites. A cerveja gelada de sexta. A dança quente de sábado. Podias ver-me enterrar o vivo que nunca mais é morto. Podias ver-me lançar o livro que ainda tínhamos para escrever. Eu podia ter sido tua amante. Podia ter sido tua amante para a vida toda. Porque a palavra 'amante' vem de amar. E se nos amamos de verdade, então que mais podemos ser? 

Eu nunca quis desistir. Quando não acreditei, fiquei. Quando me tiraste o chão, voei. Quando não tiveste forças, puxei-te. Tiveste-me sempre aqui. Sempre! Sonhadora, deixei-me ficar no teu regaço, mesmo quando me afastavas para longe. Mesmo quando foste injusto e egoísta. Este foi o futuro que escolheste para nós. E o meu vulto vai abandonar lentamente tudo aquilo que nos caracterizava. Deixarás de ouvir gargalhadas e não sei quem te irá esperar todos os dias. Confesso-te que vou continuar a aquecer duas canecas de leite com chocolate todas as noites. A abraçar a almofada imaginando que és tu que lá estás. Sei que por muitos meses, ao chegar a casa após um dia de trabalho, acenderei incenso para recordar a infância que me descreveste. E o 'Homem do Saldanha' não me fará lembrar senhor alegre que não sejas tu. O Saldanha é teu. Assim como eu fui tua. Não tenho medo de não ser amada, tenho medo de não voltar a amar. Porque não me ensinaste a viver sem ti. Mas é sem ti que queres que eu viva. 

Obrigada por teres sido a bênção da minha vida.

Inês 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caí no fundo

Tenho 25 motivos

Escolheste-me, mas eu tenho a melhor claque do mundo