Carta ao meu futuro filho

Meu querido filho,

Hoje sento-me aqui e escrevo para ti. Começo por te dizer que a vida não é fácil. Talvez já o tenhas ouvido demasiadas vezes, mas isso não invalida este facto. A vida não é fácil e vão haver dias em que vais sentir que te perdeste nela. Tantas vezes vais achar que estás perdido nos nós cegos que lhe pertencem. E na verdade, nem sempre terás auxílio. Porque o auxílio vem da amizade pura e essa precisa de tempo. Constrói-se sem pressas, sem ritmos acelerados. E tu nem sempre vais ter esse tempo. E tu nem sempre vais ter essas horas, apesar das horas não passarem de uma teoria inventada por alguém com o desejo de quantificar momentos. Inevitavelmente vais depender delas. De uma forma ou de outra, elas vão ser sempre poucas para cumprires todos os teus desígnios.

Escrevo para ti para que te inteires de que não nasceste para ser fraco. Não nasceste para saber o que significa desistir, a menos que seja estritamente necessário. Aprenderás que existem desistências que implicam mais coragem que lutas em frente. A única coisa que me acalma é que tu realmente não és fraco. De maneira nenhuma. Herdaste a minha perseverança e capacidade de resposta. Herdaste esse sentimento de auto-regeneração que me define depois das quedas. Porque as quedas magoam mas não matam. E a vitória depende delas para ser grandiosa.

Claro que não herdaste só qualidades, também tens o meu mau-feitio, a minha insegurança e o meu excesso de perfeccionismo. Tens de carregar esses traços é certo, mas lembra-te meu filho, que a perfeição é o caminho para a insatisfação. Repara que nunca poderá haver satisfação na obtenção de algo que não existe. A perfeição é um termo presente no dicionário dos que nunca chegaram ao interior de si mesmos, dos que nunca perceberam que as pessoas especiais são aquelas que equilibram o melhor e o pior de si próprios de forma inquestionável. A perfeição é uma irrealidade. Uma pura fantasia criada para enlouquecer os fracos de espírito. Não acredites nela. Não te deixes levar por ela. Não cometas os meus erros.

Meu filho, mantém-te sempre fiel aos valores que te transmiti. Sorri apenas quando o teu corpo pedir e chora apenas quando o teu mundo desabar. Não te finjas forte quando abanas e jamais te sintas menos do que és. Ama de uma forma louca como eu sempre amei, mas não ames coisas: ama pessoas. Ama pessoas de todas as raças. Ama aqui e do outro lado do oceano. Ama quem te amar e quem se esquecer de o fazer. Dá amor e receberás o melhor que o mundo tem para oferecer.

Meu filho, nunca tenhas medo de ser o primeiro a dar o passo para o desconhecido. O desconhecido vai dar-te vida. Vai deixar-te num êxtase de ti próprio que apenas tu mesmo podes presenciar. Torço para que o medo nunca te pare. Dança até ser dia como eu dancei. Descobre todos os continentes, atira-te de um avião, mergulha até ao fundo do mar, conduz ao sabor do vento, deixa que o sal te fique no corpo e nunca deixes que a tua música se silencie. Leva-a sempre contigo debaixo do braço e deixa que os outros a oiçam. Deixa que os outros reconheçam em ti toda a genialidade do ser-humano que és.

E meu querido filho, se um dia eu te deixar, acredita que era a última coisa que eu queria. Acredita que me orgulhaste todos os dias, mesmo quando te carreguei com 4 kg pelo corredor do hospital, mesmo quando choraste no primeiro dia de escola, mesmo quando misturaste cerveja e vinho tinto na mesma noite, mesmo quando chumbaste a matemática, mesmo quando foste menos do que aquilo que eu esperava de ti. Mesmo assim, acredita que me orgulhaste todos os dias. Tornaste-te no espelho de mim própria. E assim sei que a minha vida não foi em vão. Sei que ficou a melhor parte de mim. Ficou sangue do meu sangue. Ficou o meu amor. O meu eterno amor.

Foste o meu melhor projecto. Oxalá saibas disso. E oxalá me leves sempre guardada no teu peito... como a Mulher da tua vida.


Inês



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caí no fundo

Tenho 25 motivos

Escolheste-me, mas eu tenho a melhor claque do mundo